Ir para a barra de ferramentas

No âmbito da Emergência de Saude Pública de âmbito internacional da COVID-19, a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., através do seu Departamento de Saúde Pública, considerou importante divulgar às comunidades educativas, material informativo relativo às medidas de prevenção e controlo da COVID-19:

– Folhetos informativos “COVID-19 – Perguntas Frequentes” e “COVID-19 – Perguntas Frequentes – Comunidade Escolar ”

– Cartazes – Coronavírus (COVID-19) e  lavagem das mãos

– Vídeo da Organização Mundial da Saúde, disponível em https://www.dgs.pt/corona-virus/materiais-de-divulgacao.aspx .

Como é do Vosso conhecimento, a Organização Mundial da Saúde recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar, para reduzir o risco de transmissão da doença:

– Evitar contacto próximo com doente/s com infeção respiratória;

– Lavar frequentemente as mãos, especialmente, após contacto direto com pessoa/s infetada/s;

– Adotar medidas de etiqueta respiratória:

– tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos);

– deitar o lenço de papel ao lixo;

– Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

Apesar da adoção de medidas restritivas de saúde pública relativamente aos estabelecimentos de educação e ensino dos Concelhos de  de Lousada e Felgueiras, para evitar aglomeração de pessoas, não existem restrições à sua movimentação, desde que não se encontrem sob isolamento profilático por determinação da Autoridade de Saúde Local. Até à data, não há evidência epidemiológica de transmissão deste vírus na comunidade.

Neste enquadramento e sendo necessário reduzir o número potencial de pessoais infetadas, é fundamental evitar deslocações desnecessárias, incluindo as efetuadas aos Serviços de Saúde.

Por isso, em caso de sintomas, não se desloque ao Centro de Saúde e contacte a linha SNS 24 – 808 24 24 24.

Dar-Vos-emos conhecimento do despacho, a ser brevemente divulgado, que irá determinar como justificar a ausência ao trabalho do/a trabalhador/a que tenha necessidade de prestar apoio a familiar.

Enviamos, também, em anexo, o Comunicado da Direção-Geral da Saúde – COVID-19 – Situação em Portugal de 08 de março de 2020.

©2020 Todos os direitos reservados Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira

CONTACTA-NOS

Não estamos disponíveis de momento. Mas podes-nos enviar um e-mail e entraremos em contacto contigo o mais rápido possível.

Sending
Follow by Email

Log in with your credentials

Forgot your details?

X
X