Eco-Escolas é um programa internacional do “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (associação bandeira azul – organização não governamental de ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, dedicada à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. É formalmente reconhecida como uma organização de utilidade publica (despacho nº 9364/2009). Pretende assim encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
É um programa coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Programa Eco-Escolas é atualmente implementado em mais de 1500 escolas e de 230 concelhos em todo o território nacional, abrangendo todos os graus de ensino. Visa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais inspirada na Agenda 21.
Uma escola que adere ao Eco-Escolas compromete-se a desenvolver um conjunto de ações e atividades que deverão envolver os diferentes elementos da comunidade escolar, com especial enfoque nos alunos, nos professores, nos auxiliares de ação educativa, nos encarregados de educação e ainda da comunidade envolvente, nomeadamente o município.
Tem ainda a possibilidade de participação na rede nacional e internacional com acesso a vários projetos, facilitadores do trabalho da escola na educação para a sustentabilidade.

OBJETIVOS DO PROGRAMA ECO-ESCOLAS
Pretende encorajar, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e sensibilização/educação para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis.
Este Programa visa ainda criar hábitos de participação e cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. A ABAE, enquanto coordenação nacional, tem como principais objetivos promover a formação dos mais diretamente implicados na dinamização do Programa (professores e técnicos de municípios), bem como dinamizar na rede Eco-Escolas um conjunto de iniciativas que potenciem o trabalho desenvolvido pelas escolas, como por exemplo o Brigada Verde ou Geração Depositrão.

Participação
Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza atividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, é o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.

O Programa pode ser adotado por qualquer escola que se inscreva e que siga a sua metodologia.
1 – Manifestação por parte da escola da vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e na implementação do Programa, em qualquer das suas fases.
2 – Empenho na implementação do Programa por parte do(a) diretor(a) / presidente da escola;
3 – Nomeação de 1 ou 2 professores(as) coordenadores(as) Eco-Escolas;
4 – Declaração do interesse do Município em colaborar com a escola.
5 – Preenchimento/upload de informação em ecoescolas.abae.pt/plataforma.
Nota: A inscrição é realizada por estabelecimento de ensino.

Tivemos as escolas todas do Agrupamento envolvidas, sendo que a escola Dr. Manuel Laranjeira foi reconhecida pela Associação Bandeira Azul da Europa como escola madrinha das escolas de Guetim, Sá Couto e Anta que implementaram o Programa Eco-escolas pela 1ª vez em 2022/2023.

Neste apadrinhamento teve especial importância o apoio da Regina Coelho como coordenadora do programa nas escolas do Agrupamento
Todas as escolas receberam um certificado e bandeira verde tendo sido galardoadas como eco-escolas no ano letivo 22/23. Os professores envolvidos, Patrícia Ribeiro de Guetim, Helena Lopes de Anta e Susana Ferreira da Sá Couto receberam ainda um certificado nominal.

O encontro este ano foi em Braga, no Altice Braga e recebeu cerca de 4000 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país.

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