Experiências Enriquecedoras em Berlim: Professoras do AEML partilham vivências do Erasmus+
Destino: Berlim, Alemanha
Curso: Enfrentando a diversidade – Gestão intercultural da sala de aula
Na nossa recente jornada Erasmus+, desvendámos novos caminhos pedagógicos, abraçando metodologias que iluminam as nossas aulas com o respeito pelas diferenças culturais dos alunos migrantes e refugiados. Com essas aprendizagens, que ansiamos partilhar com a comunidade escolar, especialmente com os que carregam histórias de outras terras, procuramos atender às necessidades de um agrupamento que pulsa com a riqueza de 25 nacionalidades.
Nesta aventura, descobrimos estratégias inovadoras para transformar o trabalho em grupo numa experiência envolvente e eficaz. Aprendemos a aplicar o pensamento crítico com sensibilidade, respeitando as vozes que se unem às nossas. Desenvolvemos competências
para cultivar a criatividade nas salas de aula, lançando mão de metodologias ativas, e fomos brindados com o encontro de novas ferramentas digitais, como a inteligência artificial, que prometem enriquecer as práticas pedagógicas e apoiar docentes no seu percurso.
A imersão cultural no país que nos acolheu revelou-nos o rigor e profissionalismo do povo alemão, bem como a sua capacidade de integrar, de forma sustentável, uma vasta comunidade estrangeira. Inspirados pelos seus valores de trabalho, respeito e honestidade, vimos reforçada a importância de criar espaços que promovam uma integração plena e digna dos imigrantes na sociedade. Através de debates, partilhas de boas práticas e atividades envolventes, mergulhámos em práticas educacionais interculturais e explorámos formas de facilitar a comunicação e planear atividades ajustadas às necessidades dos estrangeiros.
Entre dramatizações, brainstorming, aprendizagem cooperativa e outras metodologias, vislumbrámos como transformar a diversidade de um desafio num campo fértil de oportunidades. O curso trouxe-nos uma maior consciência sobre abordagens inovadoras e comunicação intercultural, inspirando-nos a transformar a sala de aula num palco de inclusão e criatividade.
Com o coração repleto de ideias e propósito, comprometemo-nos a partilhar estas aprendizagens com a nossa comunidade educativa. Por meio de formações, workshops, vídeos e publicações nas nossas plataformas, queremos motivar mais colegas a embarcar nesta viagem transformadora que é o Erasmus+. Juntos, desejamos construir uma verdadeira rede de colaboração, onde as diferenças não só se aceitam, mas florescem, enaltecendo os valores deste projeto que celebra a união na diversidade.
As professoras: Cláudia Pinto e Josefina Rocha















